Ir para conteúdo principal
Todas as coleçõesConta de negociação
Quais são as fontes de receita da XTB?
Quais são as fontes de receita da XTB?

Fontes de receita, Spread, Taxas transacionais, Criação de mercado, Market maker

Jerry Ho avatar
Escrito por Jerry Ho
Atualizado há mais de uma semana

Existem três principais fontes de receita - spreads, taxas e criação de mercado (Market making).

  • Spread transacional:

    XTB executa milhares de ordens por dia, as transações concluídas pelos clientes geralmente se reduzem (offset). Devido a este facto a exposição ao risco de mercado da empresa é significativa ou totalmente diminuída. Por exemplo, se um cliente comprou 1 lote de EURUSD e o outro vendeu 1 lote de EURUSD, não há exposição ao risco de mercado no lado XTB. Neste caso, a receita do XTB é o spread transacional - a diferença entre os preços de compra e venda. O spread transacional foi de mais de 60% das receitas entre 2018 e 2019 e 54% das receitas em 2020, por isso é a principal fonte de receita do XTB.

  • Taxas de transação:

    As taxas transacionais e os Pontos Swap são outra fonte de receita da XTB. Esses custos vêm da diferença entre as taxas de juros ou a manutenção da posição. A XTB estima essa receita de 10 a 15% do valor total por ano.

  • Market making:

    A outra parte das receitas da XTB é a criação de mercado real, o que significa animar o mercado e ser a outra parte das transações. Gera aproximadamente 20-30% das receitas. Obviamente o valor muda dependendo do período em questão (devido à volatilidade de curto prazo), mas no longo prazo ele visa zerar, enquanto as receitas de spread transacional aumentam. A tabela abaixo faz parte de um relatório anual consolidado e apresenta a participação percentual de cada categoria de receita da XTB nos anos 2018-2023, sendo efeito das operações brutas de instrumentos financeiros.

O acima exposto aplica-se apenas aos Clientes que tenham a sua conta aberta junto da XTB S.A.

Isto respondeu à sua pergunta?