O desdobramento inverso (reverse split, resplit), ou consolidação de ações, é a operação inversa ao desdobramento (realizada por uma sociedade anónima), que consiste em aumentar o valor nominal de uma única ação, mantendo o mesmo montante do capital social.
Como resultado do resplit, as ações são combinadas, ou seja, é emitida uma ação em vez de várias.
O rácio de resplit de ações poderia ser, por exemplo, 2:1. Neste caso para duas ações "antigas" é emitida uma ação "nova".
No caso de um resplit, o número de ações é ajustado na Conta de Negociação individual em conformidade no dia da consolidação de ações.
🚩 Se não houver volume suficiente na posição do Cliente para permitir o resplit (não há ações suficientes e elas não podem ser combinadas), a posição é fechada e o valor dos fundos obtidos desta forma são registados na conta de negociação do Cliente.
🚩 As Ações Fracionadas não participam na resplit de ações nos termos especificados pelo emissor, mas são liquidadas em dinheiro fechando a posição dada ao último preço disponível, ou seja, o preço de fecho no dia anterior ao dia da ocorrência de tal evento corporativo. Nesta situação, a XTB transferirá o valor apropriado dos fundos obtidos desta forma para a Conta de Negociação do Cliente.