XTB é uma corretora criadora de mercado
FACTO: O modelo de negócios utilizado pela XTB combina as características do modelo de agência e do modelo de criação de mercado, no qual a Empresa é parte das transações concluídas e iniciadas pelos clientes. Para transações em instrumentos CFD baseados em moedas, índices e commodities, a XTB protege parte das transações com parceiros externos. Por outro lado, todas as transações de CFD baseadas em criptomoedas, Ações e ETFs, bem como instrumentos de CFD baseados nesses ativos, são realizadas diretamente pela XTB em mercados regulamentados ou em sistemas de negociação alternativos - portanto, não é um criador de mercado para este tipo de ativos.
A criação de mercado é a principal fonte de lucro da XTB
MITO: A principal fonte de lucro da XTB é o spread da transação, ou seja, a diferença entre as taxas de compra e venda. A criação de mercado é apenas uma das fontes de receita, representando aproximadamente 20-30% em média e, além disso, nem sempre significa lucro - em 2021, a XTB registrou uma perda devido à criação de mercado.
Uma corretora que opera no modelo formador de mercado “joga contra” os clientes
MITO: Embora no modelo de criação de mercado seja a corretora a outra parte em todas as transações, corretoras regulamentadas, como a XTB, operam de acordo com regras estritas sobre a execução de ordens de clientes e são controladas por autoridades supervisoras a esse respeito. Além disso, devido ao facto de os clientes utilizarem os serviços de uma corretora criadora de mercado, eles podem utilizar mecanismos que aumentam a segurança da negociação, como stop-loss ou proteção contra saldo negativo. É o corretor quem assume a exposição ao risco de mercado e a possíveis mudanças rápidas nas taxas de câmbio.
Um corretor formador de mercado molda os preços dos instrumentos de forma a aumentar seus lucros
MITO: Os clientes os valores de compra e venda em todos os momentos indicados claramente, para que saibam o preço de compra e venda de ativos. Esses valores são sempre baseadas no preço base de um determinado instrumento, e a execução de ordens é controlada por autoridades supervisoras.
O corretor sempre ganha dinheiro na criação de mercado
MITO: Uma corretora que opera nesse modelo assume exposição ao risco de mercado. Dependendo da situação do mercado, o corretor pode, portanto, obter lucro, mas também sofrer perdas. A receita obtida pela criação de mercado é, portanto, uma espécie de “prêmio de risco” que o corretor assume.