Ir para conteúdo principal
Todas as coleçõesDireitos Fracionados
Dividendos de Direitos Fracionados

Dividendos de Direitos Fracionados

A
Escrito por Alcino Costa
Atualizado esta semana

🚩O titular dos Direitos Fracionados tem direito a benefícios económicos proporcionais ao valor fracionário dos titulos, mas o estatuto de acionista é detido pela XTB. Assim, por conta dos dividendos, a XTB pagará ao Cliente o montante apropriado atribuível à sua parte nos Direitos Fracionados.

No caso dos Direitos Fracionados, que se baseiam no direito fiduciário, a XTB continua a ser o único acionista. Naturalmente, os Clientes detentores de Direitos Fracionados receberão dividendos na proporção da sua participação. Se a Empresa X decidir pagar um dividendo de 5 USD por ação e possui 2 ações reais e 0,37 direitos fracionados relativos à Empresa X, receberá 11,85 USD (2,37 x 5 USD).

🚩🚩🚩 No entanto, os direitos clássicos de acionista decorrentes da propriedade de uma empresa não estarão disponíveis para os titulares de direitos fracionados devido ao facto de apenas a XTB ter o estatuto de acionista.Assim, será impossível participar na votação, nas assembleias gerais de acionistas ou noutras atividades empresariais, se detiver menos de 1 ação. No entanto, se o número de direitos fracionados adquiridos na conta do Cliente exceder um valor total (unidade)as participações serão fundidas e o Cliente tornar-se-á proprietário de pelo menos uma ação real. O Cliente adquire então todos os direitos de um acionista da sociedade em causa.

Os dividendos serão calculados e creditados na conta de investimento do Cliente proporcionalmente ao tamanho da posição, incluindo o número de direitos fracionados detidos. As regras de lançamentos mantêm-se as padrão (T+2), de acordo com o princípio FIFO (First In First Out). Isto significa que os compradores não se tornam proprietários efetivos dos votos da empresa até 2 dias de negociação após a sua compra. Lembre-se que, para ter direito a um dividendo, tem de ser acionista na abertura da “ex date” (o primeiro dia de negociação sem direito a dividendos). Esta data é sempre fixada pela empresa que paga os dividendos. Os dividendos são pagos na data de pagamento de dividendos (“data de pagamento”).

Isto respondeu à sua pergunta?